segunda-feira, 19 de abril de 2010

O que realmente significa fazer dieta?

Esta é minha primeira postagem - e uma das primeiras do blog. Meu intuito aqui é informar sobre a dieta Atkins, ou low-carb, e desmitificar a "prisão das calorias", dando informações sobre a dieta, receitas (tenho um blog de receitas low-carb que vou reativar a partir de hoje :P), cardápios e meu depoimento. Fiz Atkins durante 6 meses e nesse período perdi 30 quilos, sem fome. Atkins provou que é possível fazer dieta sem passar fome - que é o pior lado de quem quer emagrecer. É difícil, sim. É trabalhoso. Mas é possível, e juntas podemos conseguir.

A palavra "dieta" vem do latim diaeta e do grego diaita, que significam "estilo" ou "regime de vida". Não uma coisa que alguém faça durante dois ou três meses e pare em seguida, mas a maneira como a pessoa sempre se alimenta. É assim que eu gostaria que você pensasse em dieta, porque essa é a única maneira de ter sucesso em perder peso.
A maioria dos americanos faz uma dieta moderna típica. Quarenta por cento deles terminam obesos. Por quê?
Os alimentos que comemos dividem-se em três categorias básicas - carboidratos, gorduras e proteínas. Estas últimas são encontradas em maiores concentrações em alimentos de origem animal, tais como carne, peixe, aves, ovos e queijo. E também em verduras, alimentos como nozes e sementes e em legumes de alto teor de proteínas, como as vagens. A gordura assume grande variedade de formas, embora exista em quase todos os alimentos de origem animal e em muitas verduras. Os carboidratos existem em todos os vegetais, frutas, amidos, grãos e, em sua forma mais pura, no açúcar refinado.
Se você é gorda há muito tempo, é quase certo que sofra de um distúrbio no metabolismo dos carboidratos, o que, invariavelmente, a imensa maioria de estudos demonstra que acontece. Isso significa que os açúcares, os carboidratos refinados e as comidas-lixo que constituem proporção tão esmagadora da dieta americana constituem venenos de ação lenta para você. Esses alimentos são ruins para sua saúde, seu nível de energia, seu estado mental, sua aparência corporal. Ruins para suas perspectivas de carreira na vida, vida sexual, digestão, química sanguínea e coração. O que estou dizendo é que são ruins para você.
A maioria dos obesos do mundo gosta imensamente de carboidratos - quando não é verdadeiramente viciada neles. Eles precisam de uma solução metabólica, não de baixo teor de gordura. Esforçaram-se para manter dietas de baixa caloria/baixo teor de gordura e fracassaram sempre. Por que terão sucesso com a dieta que prescrevo?

(ATKINS, Robert. A nova dieta revolucionária do Dr. Atkins. São Paulo: Record, 2000 - ok, eu confesso: na verdade peguei um pdf no 4shared. Quem quiser pegar uma cópia, pegue. Lá só faltam as receitas, mas isso eu consigo ;) )

Bjoks,

Clarissa.

0 comentários:

Postar um comentário